Inaugurada Escola de Formação Ambiental Billings

No mês do Meio Ambiente, escola terá programação com cursos, palestras, e visitas entre outras atividades

Em junho, quando se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente (dia 5), a região de Paranapiacaba e Parque Andreense contará com uma extensa programação. E as atividades começaram no dia 2, quando foi inaugurada a Escola de Formação Ambiental Billings (EFA Billings), construída junto ao prédio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais no Parque Andreense (SGRNPPA), na Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,3. O evento, realizado às 10 horas, contou com a participação do prefeito Dr. Aidan Ravin.

O novo prédio, com área aproximada de 150 m², conta com uma sala com capacidade para 50 pessoas, equipada com dispositivos audiovisuais e bancadas para realização de oficinas e uma cozinha experimental. Os usuários contarão ainda com dois viveiros localizados na área externa para realização de visitas com fins pedagógicos. A escola, sob a coordenação do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais, faz parte de um projeto financiado com recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Santo André.

O espaço possibilitará o desenvolvimento de atividades de educação e formação ambiental de forma mais adequada. Até então, a programação era realizada em diferentes espaços da região. Entre outros, a escola realizará oficinas, seminários, cursos, palestras, treinamento profissional, visitas monitoradas, campanhas domiciliares e exposições. Tais atividades também serão organizadas de forma itinerante, dependendo do público a ser atingido.

Segundo os responsáveis pela escola, o desenvolvimento dessas ações é essencial para sensibilizar a população da região administrada pela SGRNPPA, que representa cerca de 56% da área de Santo André, toda ela em área de proteção aos mananciais e a Vila histórica de Paranapiacaba, acerca da importância e fragilidade destas áreas ambientalmente sensíveis e ameaçadas, compatibilizando a conservação e recuperação com o uso sustentável destas áreas pela população local.

Para Eduardo Sélio Mendes Junior, secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, o novo prédio trará uma concepção pioneira, tendo em vista que a escola será a primeira voltada exclusivamente para aspectos ambientais, sem deixar de lado as questões sociais da região. “A EFA será utilizada ainda para atividades com alunos da área central da cidade, que muitas vezes não têm oportunidade de conhecer a área de mananciais do município e também Paranapiacaba”, conclui.

Programação comemora o Mês do Meio Ambiente e os oito anos do Parque Nascentes de Paranapicaba

E durante o mês de junho, quando se comemora o Mês do Meio Ambiente e os oito anos do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, a EFA Billings contará com uma programação recheada de atrações como cursos, palestras, exposições e visitas monitoradas. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas através do telefone 4439-5022.

A programação começa no dia 6, com a abertura da exposição interativa “As florestas: uma história da vida”, que reconstituirá o acampamento do Dr. Werner Bokermann, naturalista brasileiro, falecido há 15 anos e enterrado em Santo André. Na área da escola, o público poderá participar de oficinas, contação de histórias, além de interagir com objetos que integram a exposição, como livros, móveis de época e material biológico, entre outros. A exposição ficará aberta também nos dias 7, 8, 9, 10, 13, 14 e 15, sempre das 8h30 às 16h.

Entre as palestras, os destaques ficam para “As discussões sobre o Código Florestal Brasileiro”, com o professor e pesquisador Luis Fernando de Freitas Penteado, dia 9, às 14 horas, e “Implicações práticas da nova lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a cargo de José Valverde Machado Filho, especialista em direito e gestão ambiental, no dia 16. Ambas serão realizadas no Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/n, na Parte Baixa de Paranapiacaba).

A programação do Mês do Meio Ambiente é uma realização da própria Escola de Formação Ambiental Billings. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4439-5022

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s